Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Nosso Direito Civil -- 05/03/2004 - 11:25 (rosalice de araujo scherffius) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ser brasileiro,nao e apenas um direito civil mas um estado d alma!!!

Acompanhando os desenvolvimentos do Brasil, em como seu perfil e percebido pelo mundo, no ano de 2003,deparo-me com uma numerosa fonte de informacoes,via midia ,que as vezes nao traduz a esperanca e o otimismo que muitos querem anunciar.
Portanto vale salientar que cada um de nos,brasileiros,na terrinha ou ao longe, temos razoes de sobra pra continuar cheios de esperanca!

Refiro-me aos milhares,sim repito milhares de brasileiros que por razao ou outra escolheram trocar o gigante adormecido pelas terras do Tio Sam,Europa,Australia e Asia.
Tenho lido reportagens de brasileiros que venderam tudo o que possuiam e ate pediram emprestimos a suas familias e amigos,para ir tentar a vida no exterior.
E a realidade mostrou-se outra,bem diferente da esperada... muitos estao saudosos de casa e sem recursos para retornarem...
Isto foi um fenomeno que ocorreu fartamente nos ultimos cinco a dez anos.A grande maioria destes exilados por imposicao propria,ocorreu,parece-me,quando estavam com temor de que o Brasil estava para ir a bancarrota ou que o pais iria tomar uma curva para a esquerda.Dedicarei um outro artigo sobre este assunto,num futuro proximo.

Com as bencaos de Deus,hoje temos esperancas e motivos para jubilo! O Brasil esta mostrando que tem ganas de ser uma potencia mundial e parece que cada brasileiro acabou por perceber que somos todos filhos de Deus ,com iguais direitos e privilegios,que nao chegam gratis,mas se tem de cultivar passo a passo.
Por outro lado, tambem procuro ler as impressoes publicadas na internet por estrangeiros que moram no Brasil.De vez em quando,participo com minha opiniao em diversos foruns,quando percebo que estao falando bobeira e tirando conclusoes antecipadas.
Foi o caso de um americano que mora no Rio de Janeiro e ficou tocado com a pobreza das favelas que arredoam as mais sofisticadas vizinhancas cariocas.Em sua opiniao,os brasileiros nao se preocupam uns com os outros e nao se dao conta de que a pobreza nao ira embora por si mesma...Ele segue a relatar que tomou uma familia de esmoles como seu "projeto pessoal de caridade ",mas teve que admitir que ficou sobrecarregado com a atividade e comecou a se "esconder" dos pedintes.Entao o requintado senhor,
que esta no Rio de Janeiro a contrato da multinacional para a qual trabalha,(cargo que facilmente pode ser ocupado por um brasileiro),comecou a cantar odes a sua terra natal e a comparar o Brasil com um lixo da humanidade.Ora vejam so !!! Eu naturalmente,brasileira como sou ,defensora de minha terrinha e suas glorias e desconfortos,nao poderia deixar de por os meus "dez-mil-reis",nesta historia. Escrevi uma mensagensinha bem desaforada,(mas com bastante educacao).Tentei enumerar a razao pela qual nao se ve os pobres em abundancia pelas ruas das cidades americanas.Mencionei uma lista enorme...de programas de iniciativa publica e privada,razao pela qual nao se ve o esmole ,ou o sem teto, ou o anciao pobre e destituto pelas ruas americanas.Sem falar que as criancas teem um mundo todo seu de programas de ajuda.A assistencia social nos Estados Unidos e estruturada em muitos aspectos e e uma maquina em funcionamente desde ha muito,muito tempo.No Brasil, lembro-me que nos idos de 60 e 70,ate falar
em servico social,ajuda estatal para os pobres etc era perigoso,pois poderiamos ser taxados de comunistas ou pior.Talvez por isso,estejamos ainda rastejando no campo deauxilio social por parte de instituicoes governamentasi...Creio que a realidade mudou e hoje ha bem mais liberdades em nosso Brasil.
Aqui nos Estados Unidos, a merenda escolar e para todos .Na verdade, e bem mais que merenda,pois o estudante aqui passa cerca de sete horas na escola.Portanto ha cafe da manha, e almoco para melhor servir a nescessidade de cada um.Agora, se o estudante e carente,preenche formularios e recebe tudo gratis. Se de baixa renda,recebe preco ajustado. Os demais pagam cem por cento.Existe um sistema de cartao(como cartao de credito) e se acontece uma coisa assim tipo,vamos supor, o carente gasta mais do que era seu limite,entao ele tem de pagar a diferenca.Isto evita abusos(assim ninguem pode comer dois lanches no mesmo cartao etc.)E o sistema de cartao, e honrado e aceito com dignidade,pois nao ha diferenca entre a aparencia do cartao do carente,preco ajustado ou cem por cento.A computacao e feita em cada conta individual.Funciona. E tambem um incentivo para manter a meninada nas escolas.Alem do que ja esta mais do que provado,que com boa nutricao a aprendizagem e mais proveitosa.
Torcamos para que logo logo,chegara a vez do Brasil de fazer assim com escolas.
Na lista de programas que enumerei para rebater o americano que estava"chateado" com a pobreza no Brasil e especialmente no Rio, eu tambem mencionei as instituicoes de caridade que fazem questao de sair "catando" os necessitados e oferecem-lhes um abrigo no inverno.Existem programas de Abrigos para idosos,Lar para as maes solteiras,Lar dos meninos,sistema de adocao para criancas de zero a dezessete anos,cartao comida para baixa renda familiar,abrigos em igrejas,com o apoio de rendas do governo,etc.etc.etc. a relacao e imensa!!!! existem ate fundacoes particulares(como da familia Kennedy),que paga conta de luz para os necessitados.
Por causa desta estrutura,e que nao se ve o pobre nas ruas de muitas cidades nos Estados Unidos(ouvi falar que em nova York a coisa e diferente).

O que quero ressaltar, e que sei que o Brasil
esta mudando para melhor,tenho confianca. Tenho esperanca!

Sei que ser brasileiro,nao e apenas um direito civil,mas tambem um estado d alma! Continuarei a torcer e fazer oracoes para este bom "pais tropical,abencoado por Deus, e bonito por natureza"...

Ouco falar sobre os bancos de comida que arrecadam alimentos 365 dias por ano e redistribuem entre os pobres e necessitados... ja e um comeco!

Rosalice de Araujo Scherffius
Tampa Bay,Florida U.S.A
rosalicescherffius@yahoo.com









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui